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Como ter seu site no topo do Google

Atualizado: 18 de ago. de 2019

Se o seu site não aparece no topo das buscas do Google, é como se ele não existisse.


Nada mais frustrante do que inaugurar o seu negócio e descobrir que seu site não aparece no topo das buscas pelo Google. Pior, nem na 1a página ele está. Se identificou? Veja aqui dicas para ter o seu site no topo e ser encontrado na hora que seus clientes buscam pelo seu serviço.


Invisto em Otimização (SEO) ou Google Ads?


Explicando de forma resumida:


SEO = série de ajustes feitos no site de forma a facilitar que ele seja encontrado e identificado como relevante pelos robôs do Google durante uma busca.


Google Ads = campanha publicitária feita no Google, com palavras chaves específicas que levam o seu site para as primeiras posições de busca dentro da sua especialidade.


There’s no free lunch” (não há almoço grátis), como dizem os americanos. Para que seu site apareça no topo das buscas pelo Google, deverá ser feito um investimento. Em ambos os casos acima.


Investir em SEO (Search Engine Optimization) significa ter um profissional especializado para revisar o seu site mensalmente e deixá-lo como grande autoridade dentro da sua especialidade. Mesmo que seu site tenha sido entregue já otimizado, o Google faz constantemente atualizações em seu algoritmo, então o trabalho de SEO é contínuo.


Para investir em Google Ads, também é necessário um profissional especializado. Ele irá montar a campanha com vários grupos de anúncios, de forma a garantir que todas as palavras chave relevantes e suas variantes sejam contempladas. Irá também estabelecer valores para cada clique nos anúncios. Você só pagará o Google se houver clique no seu anúncio, que irá direcionar ao seu site. Caso seu prospecto somente ler o anúncio e anotar o seu telefone, endereço, e-mail, site, etc, esta busca não será registrada e cobrada. E, por fim, este profissional especializado irá gerenciar todas estas tarefas mensalmente, já que o ambiente Google é dinâmico e são necessários ajustes constantes nos valores e palavras chave, para garantir que seu site esteja sempre no topo das buscas.


O que sai mais barato, SEO ou Google Ads? Posso fazer sozinho?


Em ambos os casos, o próprio dono do negócio pode pôr a mão na massa e fazer o SEO e/ou a campanha de Google Ads. Porém, para atingir o nível de proficiência adequado, tempo e investimento no aprendizado serão necessários. E nem sempre os resultados serão tão bons quanto os realizados pelos especialistas, que fazem isso todos os dias e conhecem todos os macetes de marketing digital (sim, são muitos e a experiência conta).

Quanto ao valor de cada serviço, varia muito de agência para agência. Mas, em média, o valor mensal de SEO é ligeiramente mais alto do que o valor mensal de gerenciamento de campanha de Google Ads.


O que garante meu site no topo: SEO ou Google Ads?


Trabalhar bem com as duas estratégias simultâneas levará seu site para a 1a página de buscas do Google. Porém, só com o SEO não há garantias, principalmente se for um mercado concorrido. Portanto, caso seja necessário priorizar devido ao valor do investimento, opte pelo Google Ads. Por que?


Com Google Ads, você escolhe o texto que irá aparecer na busca. Por exemplo, caso você seja um médico, pode especificar em qual universidade se formou e se aceita convênios e quais. Caso seja coach de carreira, pode incluir no anúncio onde obteve sua certificação, quantos anos de experiência tem e até se aceita cartão de crédito e facilita o pagamento. Todos estes detalhes podem fazer a diferença na hora do seu futuro cliente fazer a escolha pelo seu serviço durante a busca.


De qualquer forma, a estratégia a ser definida para colocar o seu site no topo depende muito dos objetivos estabelecidos. Caso seja um profissional da área da saúde, veja como como criar metas de marketing digital.


Denise Mizrahi

Hamsa Digital - Relacionamento com Clientes



É melhor SEO ou Google Ads?



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