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Cadê o meu paciente?

Atualizado: 28 de ago. de 2019

PANORAMA: Todos nós, que temos uma clínica ou consultório, queremos movimentar a nossa agenda, e na maior parte das vezes não sabemos por onde começar. Postagens no Facebook e no Instagram contribuem para reforçar a nossa autoridade sobre determinado assunto, mas são ineficazes para a conversão de novos clientes.

Além disso, ainda ficamos com a sensação de que um bom plano de marketing é algo muito caro e complexo.



Diferente de outras áreas, onde podemos fazer um plano de marketing efetivo definindo o perfil do público-alvo para depois impactá-lo com anúncios e conteúdo, na área da saúde as coisas funcionam de outra forma.


Imagine que você está no Facebook navegando e, de repente, é impactado com um anúncio de uma clínica de ortopedia. O conteúdo do anúncio pode até ser extremamente interessante, mas você só irá procurar aquela clínica se estiver realmente precisando de atendimento naquele exato momento.

É completamente diferente, por exemplo, de uma loja de tênis exibir um anúncio contendo um modelo feminino, moderno e em promoção, e que aparece especificamente para mulheres que curtem corrida e esportes. A chance de qualquer mulher com as características definidas acima se interessar e efetuar a compra é muito grande. Via de regra compramos produtos por impulso mas contratamos serviços por necessidade. As redes sociais reforçam esses impulsos de compra para produtos mas não para serviços.


Vou citar outro exemplo: a nossa própria agência , focada em marketing médico e odontológico. Nós podemos criar anúncios em redes sociais do tipo: “Quer conquistar novos pacientes? Saiba como!” e definir como público alvo os profissionais médicos, dentistas, proprietários de clínicas e consultórios particulares. Existem ótimas possibilidades destes profissionais se interessarem pelos nossos serviços e entrarem em contato.

Mas, como médico não posso fazer um anúncio similar: Quebrou o pé? Está com dor de ouvido? A coluna está doendo? Agende uma consulta”. Além de não soar muito ético, a taxa de conversão seria extremamente baixa.


Resumindo, conseguimos selecionar quase todos os tipos de públicos através das mídias sociais: definimos faixa de renda, escolaridade, gênero, interesse, mas não temos como saber se aquela pessoa precisará ou não de um atendimento médico específico naquele momento.


A melhor maneira de conquistar novos pacientes é ser encontrado por eles no momento em que estão precisando

Convenhamos que é muito melhor ser encontrado por alguém que está próximo da região do seu consultório e que precisa agendar uma consulta naquele momento.

Segundo dados do próprio Google, cerca de 77% dos pacientes procuram um médico no Google antes de marcarem suas consultas.

O Google tem uma ferramenta incrível que, se for muito bem estruturada, garante resultados incríveis, mesmo com pouco investimento.

O Google Ads é o principal serviço de publicidade do Google. Se há pessoas que pesquisam pelos seus serviços no Google, vale a pena investir neste tipo de campanha.

Nosso foco é a criação de estratégias certeiras para a divulgação nas ferramentas de pesquisa.


Conclusão:

As estratégias de divulgação não são iguais para todas as áreas. É necessário pensar bem se determinada estratégia funciona ou não para o seu negócio, antes de sair fazendo um planejamento cheio de ações desconexas que não resultarão em conversões (novos agendamentos).

Depois de mais de uma década de parceria com o Google, muitos testes e estudos, podemos afirmar que, se forem utilizadas as estratégias corretas no marketing de buscas, os resultados provavelmente irão te surpreender!


Dr. Gentil Jorge CP F Alves

Médico, empreendedor, formado pela Universidade Federal de São Paulo), com MBA Executivo pelo INSPER, pós-graduado em Pediatria (Escola Paulista de Medicina). Vinte anos de experiência na área assistencial em consultório privado e em grandes hospitais, tais como Hospital Samaritano, Hospital São Paulo, Hospital Santa Catarina e Pronto Socorro Infantil Sabará; Desde 2001 atuando na área Corporativa de grandes empresas seguradoras e medicina de grupo, como Hospital Sírio-Libanês, SulAmerica, Allianz, Amil, Grupo São Francisco; Expertise corporativo em Gestão de Saúde Populacional, Gerenciamento de Doentes Crônicos, Subsídios Técnicos, Credenciamento e Negociação com prestadores, Regulação de Sinistro e Auditoria Médica. Atualmente é sócio da Hamsa Digital e Diretor de Relações com o Mercado da Amparo Saúde.


Denise Mizrahi

Empreendedora, formada em comunicação e em TI, 10 anos de experiência em grandes empresas como IBM, Unibanco/Itau, Hospital Albert Einstein, Xerox do Brasil. Especialista em Marketing de Busca para Clínicas e Consultório, Certificação oficial Google Ads, Especialista em SEM, SEO, ADS, Landing Pages, Sócia e Fundadora da Hamsa Digital

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